sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Proposta de Natal: presentes que importam

Vem aí o Natal. E com ele, os presentes. Muitos presentes. Demasiados presentes. E o que devia ser um gesto de generosidade e partilha, autêntica e genuína, transforma-se, muitas vezes, numa “obrigação” pesada e inconveniente.
Por que não fazer uma coisa diferente?
Propomos uma actividade de família, a que chamaremos “Caixa dos presentes que importam”.
1. Deve preparar-se uma caixa bonita, com uma abertura onde possam colocar-se papéis, mas que não se possa abrir (tipo mealheiro...).
2. Preparar um maço de papéis de várias cores que deve ser posto ao lado da caixa, onde todos vejam e possam usar.
3. Cada membro da família, sem que os outros o saibam, deve ir escrevendo, daqui até ao Natal, mensagens elogiosas e de agradecimento aos outros. Podem ser coisas referentes a todo o ano que agora acaba, ou destes dias até 25 de Dezembro. Mensagens breves e concretas, como estas:
·         Estou orgulhoso de ti, pela forma responsável como estudaste para os testes deste periodo.
·         Gostei muito que me tivesses ajudado na limpeza da casa este fim de semana.
·         Obrigado por me teres compreendido e ajudado naquela semana em que andei mais tenso e preocupado por causa do trabalho.
·         Gostei muito daquele fim de semana em que propuseste que fossemos dar um passeio só nós dois.
·         Fiquei muito sensibilizada naquele dia em que tu fizeste o jantar, porque sabias que eu estava com muito trabalho. Obrigado.
·         Tive muito orgulho em ti, quando renunciaste ao teu passeio para ajudar a cuidar do avô.
·         Etc...

As mensagens devem conter o nome do destinatário e ser o mais concretas e claras que seja possível.

4. Na noite de Natal, quandos todos estão juntos, abre-se a caixa e lêem-se os elogios e agradecimentos. É uma oportunidade de criar um momento de celebração dos laços que unem a família. De celebrar o importante, que são as pessoas e o amor que as une. Pode terminar com um brinde à família.

Incentivo motivacional: que prefere? Que aqueles que ama lhe digam o quanto gostam de si e porquê, ou que lhe dêem um par de meias ou um bibelô?! J

Sem comentários:

Enviar um comentário